quarta-feira, 12 de abril de 2017

Quer mudar o mundo?



Quer mudar o mundo?

Você quer mudar o mundo? Quem não gostaria! Sabe o primeiro passo? Que tal começar por si mesmo. Todos tem opiniões de como proceder. Mas raramente nos damos conta que as nossas próprias atitudes podem fazer a diferença, por exemplo:

- Falar e escrever são formas de desabafar. Legal, né! Mas ai tem uma máxima bem básica que nem sempre é respeitada – “a minha liberdade (e acredito de expressão também) vai até onde começa a do outro”. Portanto, precisamos ter o cuidado para saber se o que estou expressando não está ferindo o outro gratuitamente. Senão o mundo virá uma sala de gritos e só ouvimos ecos desesperados e nenhum diálogo que possa solucionar os conflitos. Ai também vai uma sugestão bem simples que pode ser seguida nas redes sociais: repasse informações que venham a acrescentar algo construtivo e não ofender. Isso só ajuda a aumentar uma onda de revolta. Que tal surfar numa onda mais leve? Até o seu coração físico vai agradecer ao não entupir suas veias com o calor de um sangue contaminado de revolta.

- Questionar atos éticos de políticos e autoridades é válido. Mas quem sabe vamos plantar sementinhas de ações e exemplos nós mesmos sendo éticos nos mínimos detalhes: não estacionar por um instante em vaga que não é sua, respeitar os sinais de trânsito, etc.

- Não gosta e acha insalubre a poluição do ar, da água e na terra. Simples: comece colocando o lixo nos seus devidos lugares e não atirar pela janela do carro, separe o lixo na sua casa e local de trabalho. Quando estiver em cargos de decisão tenha atitudes em prol de ações ecológicos e saudáveis.

- Quando for pedir para alguém fazer algo que acha correto ou corrigi-lo. Verifique se você também faz. Seja um exemplo, de forma direta e indireta estará influenciando aos demais.

- Quem sabe ao invés de ficar esperando que a solução caia do céu. Convide os amigos, comunidade ou familiares e juntos como uma grande equipe possam resolver a situação. A união faz a força. E dessa união muito pode se fazer. Os saberes se complementam. Havendo respeito em primeiro lugar nas relações tudo é possível.


Em casa mesmo. Trate a todos com respeito. Observe suas próprias ações. É muito fácil falar, mas auto observar-se não. Comece devagar as mudanças e os efeitos serão enormes. Quer dicas de como começar: diga com licença, por favor, gratidão com um sorriso no rosto. O efeito dessas palavras e ações fazem um bem enorme para os relacionamentos, para o corpo físico e para nossa alma. Vamos experimentar?

Andrea dos Santos Leandro
Consultora em Harmonização de Espaços

Nenhum comentário:

Postar um comentário